Tempero
Como tempero, o limão refresca e faz sobressair outros sabores, é afiado na acidez do sumo, e entrega-nos um aroma único pela sua casca.
É fácil de perceber como o limão se tornou um dos sabores ácidos favoritos dos portugueses. Na nossa cultura já o substituto do vinagre para temperar as saladas ou até mesmo para adicionar acidez aquele aquele prato que tanto merece.
Ao utilizar o limão na sua cozinha, recebe junto dos seus pratos toda a abundância de nutrientes que este oferece. Para além de ser rico em vitamina C, vitamina A e ferro, ainda possui outros componentes antioxidantes como: ácido cafeico, limonoides e polifenóis deixando o organismo pronto para combater possíveis infecções.
O limão, conhecido por aumentar a nossa imunidade tem ainda a vantagem de reduzir o inchaço pela desintoxicação que é feita no nosso organismo assim que é consumido.
Algumas pessoas têm sensibilidade ao ácido cítrico. Desta forma, é aconselhável a ficar atento a dores de cabeça, alterações na pele ou dores gastrointestinais.
Não corte o limão a meio
Se a sua receita apenas pedir umas gotas de limão não precisa de cortá-lo a meio.
Faça-lhe um furo com a ponta de uma faca, ou com um palito, esprema o necessário e reserve o restante no frigorifico. Assim o limão vai aguentar o seu sumo por muito mais tempo.
Plantas mais saudáveis
Para além de um ótimo inseticida para as suas plantas a casca do limão, quando cortada em pedaços e acrescentada no vaso das plantas, agrega um conjunto de vitaminas essenciais para o crescimento das raizes e folhas.
Para utilizar o limão como inseticida nas suas plantas basta colocar algumas cascas de limão em redor delas e se preferir pode também juntar algumas cascas de laranja.